sábado, 24 de maio de 2008

Secar o suor durante o exercício é importante?

É um fato consumado que os seres humanos são homeotérmicos, isto quer dizer que temos a capacidade de manter nossa temperatura corporal constante, em torno de 36,5ºC a 37,5ºC. É importante também ressaltar, que não somos resistentes a mudanças bruscas na temperatura corporal, pois, em repouso temperaturas acima de 39ºC podem provocar danos ao sistema nervoso central (SNC)1-3.

Contudo, quando uma atividade física é realizada, a temperatura corporal dentro dos músculos pode alcançar valores superiores a 40ºC, sem nenhum prejuízo a saúde, mas mesmo assim, altas temperaturas durante o exercício são corrigidas para que não haja prejuízos no desempenho do indivíduo1,2.

A ciência demonstra que durante o exercício, o fluxo de sangue na superfície corporal (pele) é aumentado em função da maior produção de calor interno, então esse sangue que está muito quente no interior do corpo busca essa superfície para se resfriar4.

A função do suor está relacionada à manutenção do resfriamento da pele, pois é de vital importância que esta pele não esteja aquecida para que haja a perda de calor do corpo para o meio ambiente.

Em virtude dessa elevação da temperatura durante o exercício, o corpo precisará eliminar calor interno e por este motivo acontece o aumento do fluxo de sangue na superfície e a maior liberação de suor. Então, essa pele mais fria faz com que o grande fluxo de sangue ao passar por ela perca calor, e então volte menos quente ao interior do corpo, para irrigar, principalmente, os músculos e os órgãos envolvidos no exercício1,2.

É devido ao mecanismo explicado anteriormente, que as pessoas de pele mais clara ficam extremamente vermelhas quando realizam atividades físicas, principalmente sob forte calor.

Entretanto, se a pele não estiver resfriada como o sangue perderá calor para ela, e voltará mais frio para o interior do corpo?

A resposta a essa pergunta é exatamente o motivo pelo qual não se deve secar o suor durante os exercícios, pois a sudorese (liberação de suor) é o maior mecanismo de regulação da temperatura corporal1-4. Muitos trabalhos relatam uma queda significativa de rendimento com a elevação da temperatura corporal4. Em certas ocasiões extremas, a elevação da temperatura corporal provocada pelo exercício pode até levar a morte por hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal)4.


BIBLIOGRAFIA:

1. Brooks G, Fahey TD, White TP, Baldwin KM. Exercise Physiology: human bioenergetics and its applications. 3ª ed. New York: Mc Graw Hill; 1999.
2. Foss ML, Keteyian SJ. Fox Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000.
3. Vander AJ, Sherman J, Luciano D. Human Physiology: The mechanisms of body function. 8ª ed. New York: McGraw Hill; 2001.
4. Gonzalez-Alonso J, Teller C, Andersen SL, Jensen FB, Hyldig T, Nielsen B. Influence of body temperature on the development of fatigue during prolonged exercise in the heat. J Appl Physiol. 1999;86:1032-9.

OBS.: É evidenciado também, que a quantidade de suor aumenta de acordo com a intensidade e o tempo de exercício
.

20 comentários:

Anônimo disse...

Suar nao ajuda a regular a temperatura, o que ajuda é a evaporacao. Se o suor nao esta evaporando, a temperatura nao diminue.

Unknown disse...

OFF : Se vc adicionar o Rodrigues no fim do seu nome fica perfeito...rs
Ass. Anderson Luiz RODRIGUES.
Parabens pelo blog

Anderson Luiz disse...

Caro tiago, se suar não ajudasse tenha certeza que o corpo humano não criaria uma glândula somente para isso! Esse suor é importante para iniciar o processo de roubar calor da pele. Segundo, quando não suamos a hipertermia é muito mais poderosa! Vide em locais de baixa humidade relativa do ar vc não sua mas pode sofrer mais rapidamente e menos perceptivelmente com a desidratação, mesmo que haja corrente de vento!

Grande abraço e obrigado pelo comenttário!
Andeson

Anderson Luiz disse...

Caro Anderson Rorigues!

obrigado pelo comentário

Grande abraço e continue visitando

BrnLng disse...

Dr. Anderson, vc poderia comentar algo sobre os exercícios "lentos"? Tipo, ao invés de fazer 10 repetições de um exercício em 10 minutos, fazer só 2, nos mesmos 10 minutos, de forma que cada movimento seja mais lento...

Anônimo disse...

Anderson
Isso tudo pode estar teoricamente correto, mas na academia onde eu malhava havia um indivíduo que suava muuuuuito e todos os aparelhos e esteiras ficavam ensopados depois que ele saía...
O pessoal da academia se revoltou e comprou toalhas pra ele, pedindo que ele se enxugasse o tempo todo... além disso, exigiram que uma mocinha da limpeza ficasse ao lado dele secando e passando alcool nos aparelhos... Resultado: ele acabou ficando constrangido e saiu da academia!
Por que alguns suam tanto???

Anderson Luiz disse...

Querida Cristiane,

é muito comum indivíduos que possuem uma atividade das glândulas sudoríparas superior a de outros. Muitas vezes, esse fenômeno é influencido por questões hormonais que estimulam o metabolismo produzindo maior calor interno!

Outro fator importante é que quanto maior for o isolante térmico (tecido de gordura) maior será a retenção de calor. Isto também poderia provocar maior sudorese. Observe que pessoas que apresentam uma maior massa de gordura apresentam uma maior sudorese tanto em esforço quanto em repouso, quando comparadas a pessoas com massa de gordura normal!!

Grande abraço
Anderson Luiz

Anderson Luiz disse...

Caro brnlng,

este será o tema do nosso próximo comentário! VELOCIDADE LENTA OU RÁPIDA. QUAL O MELHOR PARA HIPERTROFIA?

Obrigado pela sugestão!
Anderson Luiz

Nathália Salles disse...

Olá Anderson!
Venho te parabenizar por esta iniciativa. Gostei de todos os temas.
Bom, eu gostaria de saber, no caso de a pele resfriar demais se seria prejudicial a saúde?!
Um abraço
Nathália Salles

Anderson Luiz disse...

Cara Natália,

fisiologicamente sua pele não resfriará além do limite normal. O que acontece algumas vezes está relacionado a perda excessiva de gordura, e então acontece um descontrole na regulação da homeostase da temperatura corporal.
Grande abraço

Unknown disse...

Vlw Anderson por responder, porém eu gostaria de saber + sobre essa perda excessiva de gordura, como ela altera a temperatura.
Um abraço

Anderson Luiz disse...

Cara Natália,

fisiologicamente a gordura corporal serve como isolante térmico e elétrico. Indivíduos com percetual de gordura inferior à 3% de gordura apresentam tremores e descontrole na regulação da temperatura corporal, por que o calor gerado pelo corpo não consegue ser retido e devido as diferenças de temperatura entre o meio intra-corpóreo e o meio ambiente, o corpo acaba cedendo calor para o meio ambiente.

Como isolante elétrico, basta verificar a importâcia das goduras na bainha de mielina (presentes nos axônios das fibras nervosas). Essa bainha de mielina é rica em godura e serve basicamente para reduzir o trajeto que o impulso elétrico deveria percorrer, e assim faz com que a informação chegue mais rapidamente ao seu destino. Esse meio de condução é chamado de CONDUÇÃO SALTATÓRIA.

Grande abraço
Anderson Luiz

Unknown disse...

tessandro,Trabalho no pesado e soou muito estou doente ou é normal isso?tenho 1,69 de altura e peso 71 kg.

Unknown disse...

tessandro,Trabalho no pesado e soou muito estou doente ou é normal isso?tenho 1,69 de altura e peso 71 kg.

Anderson Luiz disse...

Caro amigo K9,

isso é muito normal porque o senhor tem uma modalidade de trabalho intensa! Uma sugestão seria o senhor observar quanto de peso perde normalmente ao final do seu dia de trabalho e tentar beber líquidos que reponham pelo menos metade do que perdeu durante seu dia! Ou seja, se perdeu 3 quilos, o senhor deverá beber cerca de 1,5 litros d'água durante o dia. Assim fará uma reposição ideal sem causar desconforto pela grande quantidade de líquidos no estômago e também irá perceber uma menor sensação de fadiga!

Grande abraço e continue visitando o blog!

Anderson Luiz

Tamiris disse...

Olá! Eu tenho envolvido o meu abdômen com papel filme para suar mais durante os treinos e tentar perder mais a gordura localizada. Mas noto que não tem feito diferença e não perco medida. Na verdade, tá me ajudando ou atrapalhando?

Anderson Luiz disse...

Olá Tamiris,

essa é uma atitude não recomendada fisiologicamente, pois isso só aumentaria a desidratação e a temperatura corporal. Então, em resposta a sua pergunta isso estaria te atrapalhando.

Grande abraço e obrigado pelo comentário.

Wendell Negrao disse...

Dr Vou a academia faz dois meses e a dois dias comecei a tomar capsulas de cafeina da "Terra verde - Caffeina Detox", uma ao dia 15min antes de malhar para acelerar o metabolismo.
No primeiro dia tomei pela manha como dis na bula, depois do alimento. E depois de algumas horas senti meu corpo fraco, principalmente as pernas, antes de ir p academia. Entao achei q era pq deveria perder energia. Mas mesmo depois de malhar continuei sentindo a fraquesa. O que devo fazer?

Wendell Negrao disse...

Não tenho problemas de saúde. Então se for possivel o Sr pesquizar sobre esse produto para q todos aqui saibam se é recomendado seu uso ou nao. Obrigado desde já.

marcos disse...

Também fiquei curioso sobre o assunto